10.10.14

4

Por que as unhas descamam ?

A descamação das unhas é um problema com diversas causas, desde o estresse até a má alimentação, problemas na tireoide ou o fato de deixarmos as mãos na água por muito tempo. Conheça nesse artigo as causas, tratamentos e soluções para este problema tão comum.


Como dito anteriormente, as causas para o descamação das unhas são variadas. É aconselhável consultar um médico, entretanto, existe a opção de realizar um tratamento caseiro para solucionar e prevenir o problema.
Se a origem do problema está relacionada com uma má alimentação, provavelmente o que falta no organismo é o cálcio. Nesse caso, para solucionar o problema é preciso consumir lácteos tais como o iogurte, leite, queijo, além de outro alimentos tais como espinafre, acelga e todas as verduras de folhas verdes.
Também é importante evitar o consumo de bebidas gasosas, mate, café, chá, etc. pois esse tipo de bebida não permite uma absorção ótima do cálcio. Outra opção é consumir complementos de vitamina A, B e D, ou cálcio.

Ainda, se a origem do problema é a falta de hidratação, é recomendável consumir frutas, líquidos (água e sucos) e tomate, além de outros vegetais, para prevenir que a descamação seja maior.
Além disso, aplique um creme hidratante nas unhas, se possível antes de se deitar ou depois de permanecer em contato com água por muito tempo (lavando roupa a mão, louça, dando banho nas crianças etc.).
Essa opção também é aplicável no caso de pessoas que comem ou roem as unhas, afinal, dessa maneira, as unhas permanecem constantemente em contato com a saliva, além dos pedaços de unha que se perdem.
Quanto à estética, alguns tratamentos ou práticas podem danificar a saúde das unhas como, por exemplo, aplicar unhas postiças, lixar exageradamente, usar esmaltes de má qualidade ou com muito formol, secar as unhas quando estão úmidas repetidas vezes, tirar o esmalte com químicos muito agressivos (a acetona também faz mal à pele quando ambas entram em contato), não deixar passar um ou dois dias sem usar esmalte para que as unhas “respirem”, etc.
Outra das causas para a descamação das unhas é o contato com produtos químicos, tais como desinfetantes e demais produtos de limpeza, sem usar luvas. Tal prática deve ser evitada sempre, pois tais produtos provocam irritação na pele e descamação das unhas.
A doença da tireoide também pode desencadear um problema com a dureza das unhas. Nesse caso é preciso procurar um endocrinologista para que receite o tratamento correspondente à doença.
Por fim, outra causa pode ser o estrese ou a falta de sono. Esses dois fatores podem ser modificados.
Para dormir melhor existem inúmeros tratamentos naturais, como ervas para preparar infusões e relaxar o corpo e a mente.

Recomendações para fortificar as unhas

  • Não utilize esmaltes de má qualidade, muito baratos, porque podem conter produtos químicos prejudiciais às unhas, debilitando-as;
  • Use esmaltes específicos para evitar a descamação. Existem muitas marcas de cosméticos que oferecem produtos para tratar esse problema, dentro de suas linhas “terapêuticas”;
  • Aplique um fortalecedor de unhas três vezes por semana;
  • Evite cortar ou tirar as escamas para que não danifique ainda mais a matriz da unha;
  • Submerja os dedos em um recipiente com água e vinagre de maçã por 3 minutos, duas vezes por semana;
  • Use uma lixa especial para lixar as unhas lentamente e tirar as escamas, deixando-as mais lisas. O uso frequente da lixa não é recomendável, pois a unha ficará muito fina;
  • Embeba um algodão com azeite de oliva e passe-o nas unhas para hidratá-las e selar as escamas.
  • Fonte:http://melhorcomsaude.com
  • Obs: Caso você tenha dúvidas, procure um Dermatologista .

4 comentários :

  1. Olá Patricia, adorei as dicas dos cuidados com a unhas.
    Vinagre com maçã é ótimo para as unhas, eu já fiz.
    Seu blog está lindo.

    Bjos

    http://esmaltesmeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, eu particularmente, nunca usei vinagre com maçã, mas tenho ouvido dizerem que funciona ! Bjs

      Excluir
  2. Ai que agonia de ver a primeira imagem kkkk
    Minhas unhas são assim >.<
    Estão lindas e quando menos espero descamam :'(

    Ouço muito falar no azeite de oliva... Vou deixar a preguiça de lado e usar!

    Obrigada pelas dicas!

    Beeeijos
    http://perolandomd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, as minhas unhas também eram assim, e pra ajudar eu as roia também, eu comecei a usar um produto em minhas durante a noite , estou fazendo o teste com ele e já posso lhe adiantar, é maravilhoso ! logo postarei aqui no blog também !
      Bjão

      Excluir

Bem vindos ao Blog Esmaltes & Manias !
Não deixe de comentar, seu comentário é muito importante para o desenvolvimento do blog.
Obrigada pela visita e volte sempre !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Layout: Esmaltes e Manias / Personalização: Patricia Stivalle | Todos os direitos reservados ©2014